MENU
13 Mar 2018 Como planejar a reforma e evitar transtornos na obra

As reformas sempre demandam tempo e custos que precisam ser muito bem planejados para evitar ao máximo problemas durante a execução. A falta de planejamento é um dos principais motivos que aumentam os gastos e o tempo previsto para a obra. Por isso é muito importante pensar em cada etapa da reforma e manter todas as fases sob controle. Confira dicas para planejar a sua obra:

 

Organize tudo que será feito

 

É preciso colocar tudo no papel o que será realizado durante a reforma, como quais cômodos passarão por obras, os materiais necessários e ter todos os objetivos do projeto definidos. Evite ao máximo alterar o que será feito durante as obras, já que assim você começa a perder o controle dos gastos, podendo prejudicar o resultado final.

 

 

Faça um cronograma

 

Defina todas as etapas do projeto, definindo quais áreas serão reformadas primeiro, o que será feito em cada local e o prazo para finalizar cada um deles. É muito importante reunir os profissionais que estão envolvidos na reforma e deixar bem especificado o que será feito por cada um e o tempo da obra.

 

 

Pesquise os custos dos materiais e mão de obra

 

Outro passo importante é definir todo os custos que você terá com a reforma, contando o material e a mão de obra. Pesquise os profissionais que serão necessários, já que algumas partes você irá precisar de mão de obra especializada para realizar o serviço. Também não compre os materiais sem estar bem definido a quantidade necessária para evitar que você gaste mais do que é preciso. Além disso, tenha um fundo de reserva, caso acontece um imprevisto e você já estará preparado.

 

Esteja por dentro dos prazos

 

Estabeleça prazo com fornecedores e com a equipe da reforma e fique atento aos períodos de conclusão de cada etapa. Imprevistos podem acontecer, mas assim você já está mais preparado para resolver com mais facilidade qualquer adversidade.

COMPARTILHE