MENU
27 Fev 2019 Dúvida do leitor: Como limpar as ferramentas de pintura?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos nossos leitores e também um ponto superimportante para conservar as ferramentas e prolongar o tempo de uso. É preciso lavar de forma adequada todos os materiais e ferramentas utilizados, para que os mesmos não estraguem e possam ser reutilizados posteriormente. Então, a primeira dica é: limpe tudo logo após finalizar o trabalho.

 

Outro detalhe importantíssimo, cada tipo de tinta precisa de cuidados diferentes na hora da limpeza. Por isso, listamos um passo a passo de como limpar suas ferramentas para tipos específicos de tintas. Confira:

 

Tinta Acrílica e Látex

 

Retire o excesso de tinta dos pinceis com um papel ou jornal. Em seguida, enxágue com água corrente. Lave os itens com detergente e enxágue novamente. Coloque as cerdas na posição original e deixe secar naturalmente. Facinho, né?!

 

Tinta à Óleo, Esmalte Sintético e Verniz

 

Retire o excesso de tinta dos pinceis com um papel ou jornal. Confira nas instruções de uso o solvente indicado e despeje-o em um recipiente. Coloque o pincel e movimente para retirar a tinta. Limpe o pincel com um pano para retirar os resíduos do solvente. Depois lave com água corrente e detergente. Coloque as cerdas na posição original e deixe secar naturalmente.

 

 

Tinta Esmalte Equilibrium

 

Algumas tintas precisam de um pouco mais de cuidado, como a Tinta Esmalte Equilibrium, que exige que os pinceis fiquem imersos na tinha ou em água durante as demãos. Após o uso, lave imediatamente com água e utilize o Kisa-Rás para remover os resíduos secos. Retire o excesso do solvente com água e um pano e deixe secar naturalmente.

 

Ficou com alguma dúvida? Acesse o nosso canal no YouTube e assista o vídeo Killing, Como Faz? #6 - Limpar as ferramentas de pintura.

COMPARTILHE