MENU
20 Mai 2020 O círculo cromático é seu melhor ajudante!

Na hora de pintar surgem tantas dúvidas! E elas são sempre sobre quais cores combinam mais, quais se complementam mais e se realmente irão funcionar no ambiente em que você planeja colorir. Bem, essas dúvidas vão ir embora no momento em que você tiver o círculo cromático como o seu melhor ajudante e guia. Ele vai indicar tudo o que você precisa!



E claro, para completar a equipe, você precisa da Kisacril Premium, uma tinta com excelente qualidade, que proporciona um incrível acabamento além de alto rendimento. Time formado, vamos ao trabalho?

 

 

O círculo cromático traz as cores primárias, que com elas são formadas as secundárias e terciárias. Nas pontas estão as cores matiz, aquelas que estão puras e que podem ganhar mais branco para clarear e mais cinza para escurecer. A partir delas, você tem uma série de tons e nuances cromáticas que pode aderir.

 

Com o círculo em mãos, você pode começar a estudar o ambiente e quais cores funcionam mais, para isso, existem três tipos de harmonias cromáticas:
Complementares – aquelas que são opostas no círculo, como por exemplo, um amarelo com roxo, vermelho com verde, laranja com azul. Essa é uma forma de criar um peso entre elas, criando um alto contraste;
Análogas – são os tons lado a lado no círculo, aqueles bem próximos, como lilás com rosa e vermelho, azul com roxo e lilás. Estas cores ficam lindas ao mesmo tempo que não lutam pela atenção do olho;
Tríade – essa harmonia requer três cores com três intervalos diferentes, ou seja, você pode brincar com três tons primários, como lilás, laranja e verde escuro. No meio destes três, há outros três cromas.

 

 

Antes de começar a pintura, e já sabendo sobre as harmonias oferecidas pelo círculo, lembre-se da iluminação do ambiente, pois ele afetará diretamente o tom da coloração. Se há uma janela ou porta perto da parede que será pintada, pense qual tom será melhor para atingir o resultado buscado.



E aí, você já sabia sobre as harmonias? Qual delas vai adotar na sua casa? Deixe nos comentários, nós queremos saber! ;)

COMPARTILHE