MENU
17 Jun 2020 Casa japonesa: ideias de decoração

No dia 18/06, quinta-feira, é o Dia da Imigração Japonesa. Neste ano se completa 112 anos desde que os japoneses chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos, no navio Kasato Maru com 165 famílias. Esta cultura milenar chegou para agregar e traz muitas reflexões importantes para o ocidente. Em homenagem a estes imigrantes e sua decoração inconfundível, vamos destacar ideias e características incríveis que podem ser adotadas em casa para elevar o espírito. 

 

 

O Fusuma é um painel que funciona como porta, divisória ou mesmo parede, mas que desliza. Ele é feito em madeira, possuindo uma camada de papel ou tecido nos dois lados. É bastante usado para paredes internas ou fechamento de armários em casas japonesas. Além de otimizar o espaço, você pode pintá-lo com figuras de animais, natureza, mitologia, simbologias e caligrafia em sua superfície. Superleve e criativo!

 

 

Essa é uma tradição que a maioria das pessoas conhece: nunca entrar de calçado em casa. O espaço apropriado para isso é o Genkan que fica na entrada, onde você retira o sapato. Existe um degrau e nele sempre há um suripa, espécie de chinelo posicionado de frente para a porta. Esse é um aspecto de limpeza e respeito pelo lar muito interessante nas casas japonesas. 

 

 

Essa é uma peça versátil e que fica muito bonita em casa. O Sudare é uma tela ou cortina feita com ripas horizontais de madeira, bambu, junco, palha, entre outros materiais, para proteger os ambientes da luz solar, insetos e chuvas. E por possuir frestas entre o bambu, permite a entrada de vento deixando o local mais arejado. 

 

 

E, claro, o bambu é um elemento que não pode faltar. Essa matéria-prima que pode ser adaptada para provavelmente qualquer coisa, desde materiais de massagem, a estrutura da casa e a decoração. A planta é tão importante no Japão e na China, que se acredita que seu tronco oco serve como morada para os deuses, além de simbolizar generosidade, multiplicação e equilíbrio.

 

Você também ama a cultura do Japão e, em especial, a decoração japonesa? Deixe nos comentários, nós queremos! ;)

COMPARTILHE